sábado, 14 de julho de 2012

DIY: Colagem

O criativo deve sempre manter-se criando, as artes não podem - ou não devem - ser amadas por um só ângulo. Compartilho aqui uma paixão 'recém-descoberta' minha: A colagem. 
Muito além de uma redescoberta das artes praticadas enquanto criança, a colagem permite que se busque e se exercite sem as facilidades da tecnologia. Trabalhar com o que já existe - no lugar de poder construir o que se quiser - é um desafio, como que arrumar o trabalho dos outros dá duas vezes mais trabalho, mas esse desafio transforma o olhar e abre a mente para novas possibilidades e novas combinações fora de nossos padrões já formados previamente. E, claro, a bagunça, a cola nos dedos e o folhear de revistas e jornais é um quê de esforço a mais - gratificante, eu diria.
De uns anos pra cá a 'colagem virtual' se tornou mania entre os designers. Surgiram milhares de formas recortadas virtualmente de mulheres e homens com cabeças de coisas mais diversas. Eu convido ao retorno, vamos colocar a mão na massa
Quase que literalmente.


 Vou levar a acompanhar o processo de criação de um mural de lembretes. 
Enquanto na fotografia meu amor pelo preto-e-branco é completamente visível, nos recortes me sinto mais colorida que a bandeira LGBT. A combinação de texturas, imagens, frases e espaços vazios é quase um gozo de palhaço, por assim dizer...
 
 Primeiramente é preciso separar os recortes que lhe interessam. Sugiro procurar aleatoriamente em revistas, jornais, tabloides de supermercado e qualquer coisa que você possa recortar. Eu gosto de misturar texturas, então as vezes uso tecido, tinta ou qualquer outro material que possa se mesclar e adicionar ao que eu estou fazendo. No caso desse mural eu usei um filme revelado.
Por questões estratégicas sempre é bom separar os recortes em três categorias: Texturas; Imagens e Palavras (textos e afins). Revistas de viagens tem sempre um material muito bom para recorte, surpreendentemente a Veja também saí umas coisas mais cômicas que a outra (ou não).  Pessoalmente, curto estocar imagens (tem coisas que eu guardo há dois anos, esperando o momento pra usar :D). Então tudo que eu vejo, mesmo que não interesse no momento para o que eu estou fazendo, recorto e guardo na pasta para futuras referências. Na verdade isso facilita muito.

  
 Como existe muita mistura de cores, texturas e imagens é bom se manter em um tema. No caso escolhi o tema 'viagens' porque era um mural motivacional aí quando eu via o tanto de coisa que tinha pra fazer durante a semana não me desesperava tanto .
 Depois de organizar, sempre é melhor documentar de alguma forma antes da colagem. Leia-se: tire uma foto de como estava. Isso vai lhe ajudar se errar alguma coisa mais na frente.
Na hora de colar prefira usar cola em bastão, não faz sujeira e não corre o risco de deixar os papéis empapados de cola e cheios de bolas de ar feias. Cole primeiro as camadas que estão mais por baixo. Na maioria das vezes vai ter uma imagem por cima da outra e não se sabe exatamente o que vem primeiro. Procure colar as peças maiores logo.

                             

É bom deixar que o primeiro plano seque antes de adicionar outro, principalmente se não estiver usando cola bastão. Para um efeito diferenciado eu não colei o filme, apenas grampeei seus extremos, e os quadros com os dias da semana estão colados apenas no meio, assim fica uma sensação de relevo e profundidade. Para me lembrar dos afazeres usei post-it coloridos. 


:)

Ah, uma coisa importante. Eu tento reciclar absolutamente tudo que posso, mesmo os mais insignificantes pedaços de recorte.